Transporte interestadual é deficiente na Grande BH.

06/10/2009 16:58

Dos 34 municípios que compõem a região metropolitana de Belo Horizonte, apenas 13 possuem terminal rodoviário. São eles: Baldim, Brumadinho, Caeté, Lagoa Santa, Igarapé, Itaguara, Jaboticatubas, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Raposos, Rio Acima, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Segundo o superintendente da Transcon, Hemiton Silva, os moradores de Contagem e de cidades vizinhas que precisam viajar obrigatoriamente têm que se deslocar até o centro da capital. Esse deslocamento, segundo Silva, acaba sendo um grande transtorno, tanto para os usuários das linhas de ônibus interestaduais quanto para o trânsito de Belo Horizonte.
"As pessoas têm que sair de suas cidades, atravessar Contagem para chegar no centro da capital e, só assim, seguir viagem", explicou Silva.

Segundo ele, a construção do terminal rodoviário em Contagem irá diminuir o impacto urbano gerado em Belo Horizonte, além de facilitar a mobilidade dos moradores da região metropolitana, englobando Contagem e as cidades vizinhas. "Os próprios moradores da região Oeste da capital optarão por Contagem na hora de viajar (por causa da proximidade)."