Belo Horizonte, a primeira capital digital do país.

22/10/2009 09:39

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito Marcio Lacerda e o ministro das Comunicações, Hélio Costa, inauguraram, no Espaço Municipal da Prefeitura, o hotspot do Parque Municipal, mais um ponto gratuito de acesso à internet em funcionamento na capital mineira. Durante a inauguração do hotspot, Belo Horizonte foi classificada pelo presidente como a primeira capital digital do país. A ação faz parte do Programa BH Digital, que tem como principais objetivos a promoção da inclusão digital e a implantação de espaços públicos de acesso gratuito à internet.

O programa, lançado em 2005, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal por meio do Ministério das Comunicações. Durante o lançamento foi exibido o vídeo promocional do BH Digital e ainda foram assinados três contratos do Programa Minha Casa, Minha Vida. (Leia mais sobre esses contratos em um box nesta página) Participaram ainda da solenidade os ministros da Educação, Fernando Haddad, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias e o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, além de outras autoridades.

“Como Belo Horizonte é uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, é justo que ela seja a primeira capital digital deste país”, destacou o presidente. Segundo Lula, é necessário que a inclusão digital alcance toda a população. “Precisamos garantir que todo brasileiro, independentemente da origem social, tenha acesso à inclusão digital. Através dela, o cidadão pode descobrir sua aptidão, uma oportunidade de trabalho e entrar no caminho que toda família quer que os filhos entrem, se tornando pessoas honestas, decentes e trabalhadoras”, disse.

 

O prefeito Marcio Lacerda ressaltou que o programa BH Digital traz resultados muito animadores e que seu objetivo é avançar e ampliar os serviços na área de inclusão digital. “Temos em atividade pontos de conexão à internet em praças, parques e prédios públicos e nas vilas do Cafezal e Papagaio. Estamos assumindo o compromisso de priorizar o acesso livre à internet nas vilas e aglomerados da cidade, começando por aquelas que estão sendo beneficiadas pelo programa Vila Viva”, afirmou Marcio, ressaltando que a intenção da Prefeitura é alcançar até 2012 21 vilas e aglomerados com a inclusão digital.

Representante dos beneficiários do Programa BH Digital e supervisor do Centro de Condicionamento de Computadores (CRC), Alisson Alves, 20 anos, salientou que o programa mudou sua vida. “Tive a oportunidade de participar do Programa BH Digital, onde tive o encaminhamento para fazer o curso de montagem e manutenção. Após o curso, fui contratado para trabalhar no OP Digital e depois no Centro de Recondicionamento de Computadores. Agora, com meu salário eu posso dar uma condição melhor para minha família e pensar em fazer uma faculdade, em busca de um futuro melhor”, observou.