5º Encontro Temático do Fórum Metropolitano .

23/09/2009 13:50

 

A cidade  de Lagoa Santa, distante 30 quilômetros  de Belo Horizonte, vai sediar  o V Encontro Temático do Fórum Metropolitano que terá como tema o “Vetor Norte”. Itaguara, Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Betim foram as sedes das reuniões anteriores.

 O convite de parceria ao presidente da Câmara Municipal de Lagoa  Santa, Genesco Aparecido de Oliveira Neto, foi feito pela presidente do Legislativo Municipal de Belo Horizonte, vereadora Luzia Ferreira (PPS), na manhã da última sexta-feira, 18 de setembro. 

 Também participaram da reunião, os parlamentares de Lagoa Santa,  Wanderley Sourales de Matos Neves (PMDB), José Quintino Marques (PMDB), Joaquim Rufino (PMDB) e Aline Aires de Souza (PTB), a diretora da Diretoria Legislativa da CMBH, Solange Magalhães, o chefe da Divisão de Consultoria Legislativa, Maurício de Moura Leite, e o gerente da Escola do Legislativo da Casa, Marcos Mudado.

 Segundo a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, os legislativos municipais precisam se integrar. “A questão metropolitana é a grande discussão do momento, não só no Brasil, mas no mundo. Trata-se de definir políticas públicas, urbanísticas de mobilidade, que dizem respeito a milhares de pessoas. Hoje não podemos mais pensar em cidades isoladas, ainda mais em se tratando de regiões metropolitanas onde as relações estão intercambiadas”, esclareceu.

 Ainda, de acordo com a vereadora Luzia Ferreira, a proposta do Fórum Metropolitano é uma ideia vitoriosa e consolidada justamente pelo alcance das discussões. ”Os relatórios produzidos ao final de cada encontro temático estão servindo de roteiro para definição de planejamentos da Agência de Desenvolvimento Econômico e da Assembleia Metropolitana, colaborando para a formatação de um novo desenho institucional”, completou. 

 O  V Encontro Temático do Fórum Metropolitano será realizado no dia 21 de outubro,  em Lagoa Santa, reunindo representantes das Câmaras Municipais, Prefeituras e sociedade  civil dos 34  municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 O presidente da Câmara Municipal de Lagoa Santa, Genesco Aparecido de Oliveira Neto, disse que a cidade ficou honrada com o convite e que o Fórum Metropolitano é uma oportunidade rara de debates e soluções. “Sempre defendi a necessidade de discussão sob a ótica metropolitana. Hoje, quem vive em Belo Horizonte trabalha em Lagoa Santa  ou vice-versa.  Nossas cidades têm os mesmos problemas com relação à saúde, ao transporte coletivo,  à educação e à moradia. Então, nada mais sensato do que buscar uma solução que seja também compartilhada”, afirmou o parlamentar. “Aproveito este momento para, além de agradecer o convite, elogiar a iniciativa da Câmara Municipal de Belo Horizonte pelo brilhantismo da proposta do Fórum Metropolitano”, acrescentou. 

 Na parte da manhã, o V Encontro Temático do Fórum Metropolitano contará com debates e palestras sobre  Planejamento Integrado do Vetor Norte, impactos dos empreendimentos e mobilidade urbana.  À tarde, os participantes irão discutir o projeto do Executivo para o Rodoanel e a assinatura do Protocolo de Intenções de Lagoa Santa, que será aprovado e homologado no encerramento do evento.

 

Informações na Escola do Legislativo (3555-1255) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).