Desenvolvimento com responsabilidade social em Nova Lima.

22/09/2009 16:20

Nos últimos cinco anos, Nova Lima experimentou uma expansão de investimentos, geração de empregos e qualidade de vida. A prova disso é que a cidade foi eleita como a 5ª mais dinâmica do país e a 1ª de Minas. Com uma administração voltada para o desenvolvimento sustentável, o prefeito Carlinhos Rodrigues (PT) vem promovendo uma verdadeira revolução na história do município. Instalação de novas empresas, intermediação de mais de 6 mil postos de trabalho e implementação de programas sociais, que praticamente zeraram com o número de famílias que viviam em extrema pobreza, são alguns dos exemplos que a cidade mostra para o país.

Estratégias de diversificação econômica e desenvolvimento:

Com o recorde de mais de 6 mil postos de trabalhos intermediados e uma intensa atuação na preparação e instalação de infra estrutura para o desenvolvimento, Nova Lima tem atraído diversos investimentos para a região. Hoje, a cidade abriga a sede do Grupo Fiat, a Microcity, diversas universidades, dentre elas a Fundação Dom Cabral que é um dos centros de excelência na preparação empresária, e centros de referência em saúde como o Instituto Biocor, o Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães e o Hospital Villa da Serra.

Novas empresas:

Com atrativos de mão-de-obra qualificada e infraestrutura necessária, importantes companhias estão se preparando para se instalar na cidade como uma das gigantes do segmento de tecnologia da informação, a empresa indiana INFOSYS e a Vale, que deve transferir sua sede administrativa para o município.

Obras que trazem qualidade de vida:

Os investimentos em Nova Lima trazem um conjunto de obras que visam oferecer qualidade de vida para a população. Está em andamento a duplicação da MG-030 na ligação entre os Bairros Bela Fama e Honório Bicalho e a construção da Via de Integração, que vai interligar a sede da cidade às regiões do Jardim Canadá e do Alphaville. Todas essas obras seguem o novo Plano Diretor.

Igualdade social:

Nova Lima tem sido considerada uma das cidades mais ricas de Minas Gerais. A partir de 2005, essa riqueza passou a ser bem distribuída entre os moradores levando mais qualidade de vida aos nova-limenses e acesso às áreas cultural, educacional e de saúde. Com a implantação do programa de transferência condicionada de renda, o Vida Nova, hoje, a cidade não possui mais famílias caracterizadas em situação de extrema pobreza. Mais de 5 mil pessoas são beneficiadas pelo programa que oferece cursos, incentiva a educação e emancipação das famílias. A saúde também ganhou reforços com o Programa Saúde da Família, que já atende 32 mil moradores num novo modelo de gestão para prevenir as doenças e realizar atendimentos domiciliares em 50% do município.

A administração investe também na construção de barragens, além do desassoreamento da Barragem do Jardim de Petrópolis para acabar com os problemas causados nos períodos de chuva.

Responsabilidade ambiental:

A preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades do governo de Nova Lima e, para isso, foi construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jardim Canadá, que já está em funcionamento e trata 90% do esgoto do bairro. Em fase de finalização, a ETE do Vale do Sereno vai beneficiar mais de 42 mil pessoas. Além disso, já está em aprovação a construção de uma ETE para a região central.

Também foi implementado o Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema) para fiscalizar e propor ações de preservação do meio ambiente. De acordo com o Prefeito Carlinhos, esse é um importante passo para a cidade. “É um compromisso que reafirmamos com as gerações futuras. Temos que cuidar do nosso patrimônio”, ressalta.