Greve dos bancários afeta 90% das agências da CEF e 66% do BB na RMBH .

01/10/2009 15:58

A greve parcial dos bancários completa, nesta quinta-feira, sete dias em Minas Gerais. Segundo a diretora do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, Liliane Oliveira, a adesão é de 93% nas agências da Caixa Econômica Federal e de 66% nas agências do Banco do Brasil em Belo Horizonte, Vespasiano, Betim, Lagoa Santa, Contagem e Sete Lagoas. Além disso, 20 a 30 agências de bancos privados estão sem atender nessas cidades. O sindicato representa ao todo 152 municípios no estado.

De acordo com as informações do sindicato, nesta quinta-feira, os bancários fizeram uma passeata pelas principais ruas do centro da capital mineira, próximo à Praça Sete. Os trabalhadores se concentraram às 9h30 e iniciaram negociação com a Federação Brasileira dos Bancos (Fenaban) às 10h30, a qual deverá ser retomada às 15h. Além disso, está marcada uma assembleia entre os trabalhadores, às 19h, para definir pela continuidade ou fim da greve.

Os bancários reivindicam elevação do piso salarial com reajuste de 10% (reposição da inflação mais 5% de aumento do real), além da ampliação de auxílio-maternidade, vale-refeição diário no valor de R$19,25, entre outras solicitações.

Representantes dos banqueiros e dos bancários se reúnem nesta quinta-feira, em São Paulo, para retomar as negociações. O encontro tem representantes de cada uma das instituições financeiras, da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e do Comando Nacional dos Bancários. Em todo o Brasil, quase 40 mil profissionais estavam parados.

Nessa quarta, a direção do Banco do Brasil apresentou proposta que prevê a contratação de três mil pessoas, a manutenção da regra da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a criação de um comitê de ética, eleito pelos bancários, para combater o assédio moral na instituição. De acordo com a assessoria do o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, a proposta não é relevante para os bancários.