Vespasiano tem aumento de chamados de vistoria com proximidade das chuvas.

01/10/2009 16:00

 

A Defesa Civil de Vespasiano, na região metropolitana, já recebeu quase 200 chamados de vistoria neste ano. Um número que preocupa, principalmente porque se aproxima o período chuvoso.

Segundo a prefeitura, cerca de 2,5 mil famílias vivem nessa situação, como mostra a reportagem de Fred Justo e Raimundo Ferreira.

Estamos no bairro Novo Horizonte, em Vespasiano. O local fica às margens das rodovias MG-10 e MG-424. Por aqui, vivem aproximadamente cinco mil famílias, de acordo com a prefeitura. E elas enfrentam muitos problemas. Entre eles, o risco de deslizamento de terra.

Seu Antônio Carlos mora com a mulher e mais cinco filhos numa casa que fica na parte de baixo de um barranco. Ele nos leva até o quintal e mostra o tamanho do perigo. O medo é de que toda essa terra venha abaixo.

Ao contrário do vizinho, seu Sebastião mora no alto de uma encosta. Parte do terreno foi levada no último deslizamento de terra. Um susto difícil de apagar da memória.

Há um ano, Patrícia veio com a família pro Novo Horizonte. A casa em que ela vive ameaça cair porque as rachaduras não param de aumentar.

No Nova Pampulha, também em Vespasiano, muitas famílias enfrentam o mesmo drama e vivem em área de risco. Dona Lezilda é mais um exemplo.

E para evitar uma tragédia durante o próximo período chuvoso, Dona Lezilda já tomou algumas providências.

Segundo a prefeitura, mais de 2,5 mil casas estão em áreas de risco. A maior parte foi construída de forma irregular. De janeiro a agosto deste ano, a Defesa Civil do Município recebeu quase 200 chamados. Moradores de pelo menos 20 bairros enfrentam essa situação.